Você sabia que existem redes sociais para substituir o Facebook? Este é incomparável como ferramenta de conexão e organização social. A mesma escala maciça que o torna tão útil, porém, também torna seus problemas de privacidade, rastreamento constante, violações de segurança e domínio geral extremamente preocupantes. E é muito provável que você esteja buscando por alternativas ao Facebook. 

Redes sociais concorrentes, independentemente de quão bons sejam seus recursos, tendem a ser pouco usadas simplesmente porque não atingiram e acumularam um grande número de pessoas. Se você está procurando diversificar suas mídias sociais, verifique as principais alternativas ao Facebook abaixo, mesmo que sejam menores em comparação a essa grande rede social, são também uma das melhores alternativas a ela. 
Redes sociais para substituir o Facebook
Vale lembrar que os números de “usuários ativos” são geralmente relatados pelos próprios serviços e os padrões exatos para medir isso podem variar.


1. MeWe


- Número de usuários: 8 milhões no total e até 2,8 milhões ativos. 

- Tem anúncios: Não.

- Disponível nas plataformas: Android, iOS, Web, Windows, Mac.

Se você está pensando em números absolutos, o MeWe é atualmente a alternativa mais viável do Facebook. Embora apenas alguns de seus 8 milhões de usuários registrados estejam ativos, eles são pelo menos o suficiente para sustentar várias comunidades e manter o aplicativo funcionando.

Ele tem muitos recursos que você espera do Facebook, incluindo grupos, bate-papos privados, marcação, permissões de conteúdo e até mesmo alguns extras, como armazenamento em nuvem e perfis personalizados para grupos diferentes.

Alguns recursos exigem taxas de assinatura, como armazenamento extra na nuvem, bate-papo criptografado, voz ao vivo e videochamada pelo telefone, páginas, modo escuro, etc. É principalmente assim que o MeWe ganha dinheiro, já que não tem anúncios e não rastreia nem vende seus dados.

O MeWe mantém seu feed estritamente não filtrado e cronológico, e isso reflete na política geral da plataforma de não interferir em seu conteúdo. Eles têm uma pequena equipe de moderação com a tarefa de identificar e remover discursos de ódio e outras postagens prejudiciais, mas a plataforma geralmente não toma medidas importantes para o gerenciamento de itens controversos.

A interface, combinada com o número de usuários, o coloca entre os principais concorrentes do Facebook, mas não é de código aberto ou descentralizado, o que pode fazer com que aqueles que não confiem em uma única entidade se desliguem. 


2. Mastodon


- Número de usuários: 2,9 - 4,4 milhões e até 1,2 milhões ativos.

- Tem anúncios: Não.

- Disponível nas plataformas: Android, iOS, Web, Windows, Mac.

Embora seja mais semelhante ao Twitter em termos de aparência e funcionalidade, o Mastodon ganha um lugar entre as principais alternativas do Facebook, graças à sua popularidade relativamente considerável, contando com uma descentralização eficaz, interface amigável e o sistema de moderação de comunidade.

O Mastodon não tem anúncios, o feed é totalmente cronológico, não classificado e o sistema não coleta informações sobre você. No entanto, a menos que queira configurar sua própria instância, é preciso confiar na pessoa que vai hospedar os dados de sua conta. 

O host do servidor define as regras para o tipo de conteúdo que eles permitem. Uma vez que qualquer pessoa pode criar um servidor, existem instâncias que permitem basicamente que qualquer coisa seja postada, mas é preciso seguir as diretrizes de confiabilidade e moderação. 

Os usuários do Twitter vão ter mais facilidade para se ajustar ao Mastodon do que os usuários do Facebook, mas é uma ótima maneira de acompanhar as pessoas e grupos de sua preferência, contanto que você não se importe com a falta de alguns recursos. De forma geral, se o Twitter não tem, o Mastodon também não vai ter. 


3. Vero


- Número de usuários: mais de 1 milhão.

- Tem anúncios: Não.

- Disponível nas plataformas: Web, Android, iOS. 

Com uma bela interface e foco em três tipos principais de conexões, o principal objetivo do Vero é facilitar o compartilhamento de certos tipos de conteúdo alcançando o seu principal público alvo. 

Ao criar uma publicação, existe o foco de a compartilhar somente a amigos mais próximos, conhecidos ou outras pessoas. O ideal é que você compartilhe publicações privadas com seus amigos mais próximos, algo casual ou não muito sério com conhecidos e publique informações relacionadas a seus negócios ou a autopromoção a outras pessoas que também estão na plataforma. 


4. Minds.com


- Número de usuários: mais de 1,25 milhão e até 105.000 ativos.

- Tem anúncios: Não.

- Disponível nas plataformas: Android, iOS, Web.

Minds é uma alternativa de código aberto, desenvolvida para a privacidade, sendo moderada pela própria comunidade e conseguiu atrair pelo menos 1,25 milhão de usuários (em 2018; números de usuários atualizados não estão disponíveis). 

A plataforma usa um token para recompensar os seus criadores de conteúdos e administrar a economia digital dentro da rede, empregando uma rede de sistema onde usuários escolhidos aleatoriamente podem votar na moderação do conteúdo. 

Em termos de recursos, Minds se compara muito bem com o Facebook. Você pode configurar grupos, enviar mensagens, postar, comentar, navegar no feed de notícias cronológico e outras coisas básicas que espera de uma rede social. Novos usuários consideram a interface intuitiva, ainda mais se vierem do Facebook. 

Não há nenhum anúncio de terceiros veiculados no Minds.com (e nenhum rastreamento), mas os membros podem pagar por Minds Tokens para “impulsionar” seu conteúdo em newsfeeds.

Agência de Publicidade