Ah, marketing, o único elemento de tirar fotos para viver que muitos fotógrafos temem. O marketing é o lado comercial da indústria da fotografia, mas como fotógrafo, você é uma alma criativa. Esses dois aspectos às vezes são difíceis de conciliar, mas você nunca será capaz de sobreviver sem marketing...a menos que você não queira que ninguém pague, admire ou reconheça seu trabalho!
Em vez de reclamar sobre o marketing, olhe para ele como o caminho para uma maior prosperidade para sua carreira e seus negócios. Além disso, se você se comercializar adequadamente, logo perceberá que é preciso muita criatividade em si mesmo. Você pode usar um pouco de sua criatividade para tirar fotos no lado do marketing das coisas.
Quando se trata de comercializar sua fotografia, há dicas... e há dicas fantásticas que aumentam suas chances de sucesso em uma milha. Nós cobriremos esta última aqui mesmo.
1. Receba alguns depoimentos
Os depoimentos são o epítome do elemento de construção de confiança porque aumentam sua reputação e credibilidade como fotógrafo para seus potenciais clientes. Por isso, eles são uma força poderosa e não-disposta no marketing de si mesmo.
É uma ideia inteligente dedicar algum espaço em seu site de portfólio de fotografia para mostrar vários depoimentos de clientes. Algumas vezes, eles se oferecerão para fornecê-los; outras vezes, você terá que perguntar se eles estão dispostos a fornecê-los.
Como todos estão acostumados a ler críticas de produtos e serviços na Internet hoje em dia, eles também estarão altamente receptivos a depoimentos em seu site. Os potenciais clientes lerão seus depoimentos e decidirão que você é o fotógrafo perfeito para contratar.
2. Apareça em Eventos Locais
Os eventos locais podem não ser a maneira mais gloriosa de comercializar você mesmo, mas com certeza são eficazes, já que fatores poderosos como a apresentação às pessoas (leia-se: visibilidade) e a palavra de boca em boca entram em jogo.
Obtenha permissão dos organizadores de tais eventos, e depois se afaste. Algumas dessas fotos podem entrar em seu portfólio, outras podem ser apresentadas em jornais locais que podem estar cobrindo os eventos, e os organizadores podem até mesmo querer contratá-lo para filmar seus eventos.
Em qualquer caso, enquanto você estiver filmando eventos, você deve estar entregando seus cartões de visita para qualquer pessoa e para todos. Certifique-se de que o endereço de seu website (e o seu Whatsapp) esteja no cartão, para que você esteja se comercializando de forma sutil, mas poderosa. Você também pode mandar fazer pastas de fotos para mostrar seu trabalho a potenciais clientes.
3. Aproveite os Sites de Arte Online
O que são perfis de arte online, você pergunta? Eles são um pouco similares ao seu próprio website de portfólio, mas diferentes o suficiente para garantir ser uma forma separada de poderoso marketing fotográfico.
Os perfis de arte on-line permitem que você exiba suas melhores fotos, assim como faria em seu próprio site de portfólio, mas também permitem que você interaja com outros fotógrafos, e é aí que entra em jogo a utilidade estelar dos perfis de arte on-line.
Exemplos de sites mais conhecidos incluem sites como Flickr, Behance e 500px. Você pode interagir com um monte de criativos nesses sites, capacitando-o a compartilhar seu trabalho com profissionais e amadores do setor, pegar algumas dicas de fotografia e marketing, e, é claro, fazer novas conexões e redes. Pense nisto como uma abordagem mais criativa e de melhor aparência ao LinkedIn!
4. Tenha várias amostras de fotografias prontas
Uma maneira rápida e eficiente de comercializar-se a clientes potenciais é mostrando seu trabalho com a intenção de vendê-lo a seus clientes em primeiro lugar. É sempre vantajoso ter retratos de parede que você pode mostrar a seus clientes porque eles facilitam a impressão das pessoas.
Além disso, procure o fator "uau", entregando em excesso e superando qualquer expectativa razoável.
5. Entenda seu mercado alvo
Metade da batalha no marketing de sucesso está em saber a quem você está comercializando, então você deve descobrir quem é seu mercado-alvo. Faça pesquisas sobre o que eles gostam, quantos anos têm, que interesses têm e, especificamente, o que os faz funcionar.
Saiba que você não precisa sequer estar em seu mercado-alvo para compreendê-los ou para comercializá-los com sucesso.
É por isso que é uma boa ideia dar tudo de si ao estudá-los. Descubra quais são seus hábitos e onde é melhor alcançá-los. Pergunte-se se a mídia social, vários clubes e organizações, exibições em shopping centers ou shows de casamento são os melhores lugares para encontrá-los e alcançá-los. É claro que vai variar com base em quem é seu mercado alvo.
Conclusão
Nossas dicas incluíam uma boa mistura de abordagens tanto da velha como da nova escola para se comercializar como fotógrafo. Isto significa simplesmente que algumas abordagens de marketing nunca sairão de moda enquanto você definitivamente tiver que estar no topo do marketing online também.
Um grande equilíbrio de ambos os mundos ajudará a garantir que seu poder de marketing seja maximizado em todo o seu potencial. Você já tentou algumas destas maneiras de comercializar sua fotografia? Se sim, que tipos de resultados você já obteve? Para mais detalhes, acesse nosso site parceiro: https://watsgp.com.br