A popularização das vendas através da internet também influenciou a popularidade das plataformas que possibilitam a compra e venda de produtos, como é o caso dos marketplaces e das lojas virtuais.
Mas ainda hoje poucas pessoas sabem o que é marketplace e o que é uma loja virtual.
As duas plataformas são utilizadas para possibilitar venda de produtos, e em alguns casos até a contratação de serviços, mas existem diferenças entre as duas plataformas e as diferenças são consideráveis.
Neste artigo nós vamos tentar esclarecer quais são as características que definem uma loja virtual, e quais são os aspectos que definem um marketplace. Além disso, vamos tentar entender quais são as principais diferenças entre esses dois formatos de negócio virtual.
Essa compreensão é muito importante para as pessoas que estão pensando em começar a trabalhar com vendas através da internet.
Entender a diferença entre os dois formatos de negócio virtual pode ajudar os empreendedores a escolher o formato mais adequado. Para começar, vamos tentar entender quais são os aspectos que definem uma loja virtual.
O que é uma loja virtual?
Como o nome já sugere, as lojas virtuais são lojas desenvolvidas para o ambiente digital. Essas lojas também são conhecidas como e-commerces, ou comércios eletrônicos.
As lojas virtuais são ambientes desenvolvidos para que um empreendedor, ou grupo de empreendedores consiga oferecer seus produtos através da internet.
Geralmente essas plataformas estão associadas a uma marca ou uma loja específica, e costumam oferecer produtos de forma prática para os usuários e com valor mais acessível do que as lojas físicas.
As lojas virtuais geralmente são administradas pelo dono da loja, ou alguém relacionado ao proprietário da loja, assim, apenas uma empresa utiliza a plataforma para realizar suas vendas.
O que é marketplace?
O marketplace é considerado como uma evolução da loja virtual. Essas plataformas geralmente agrupam diversos vendedores independentes, onde cada um anuncia o seu produto pelo valor que entende adequado.
Os marketplaces são como shoppings virtuais onde os comerciantes se agrupam para oferecer ao público uma variedade de produtos.
Por conta da variedade de comerciantes essas plataformas geralmente contam com um tráfego superior ao das lojas virtuais, de forma que a maior parte das vendas realizadas através da internet estão associadas a algum marketplace.
Essa é uma das vantagens que faz com que muitos empreendedores que estão começando na internet busquem o marketplace para esse trabalho. Agora que você já sabe o que é marketplace e o que é uma loja virtual, vamos entender as diferenças entre as duas.
Variedade de produtos
As pessoas geralmente ficam impressionadas com a variedade de produtos que as lojas virtuais possuem. Quando compradas com lojas físicas, as lojas virtuais contêm uma quantidade de produtos que normalmente é superior.
Entretanto, quando comparadas com os marketplaces, as lojas virtuais geralmente possuem uma quantidade de produtos consideravelmente menor.
É muito comum que as lojas virtuais sejam desenvolvidas para atender a um nicho de mercado específico, por outro lado, os marketplaces geralmente atendem a diversos nichos de mercado, e por isso possuem diversos produtos diferentes.
Multiplicidade de vendedores
Outra diferença entre as duas plataformas é a quantidade de vendedores. Geralmente a loja virtual pertence a um vendedor que se dedica a desenvolver a loja. Por outro lado, os marketplaces são formados por diversos vendedores diferentes.
Cada vendedor que trabalha nessa plataforma é independente, de forma que eles geralmente competem uns com os outros para conseguir atrair a maior quantidade de clientes.
Essa competição e multiplicidade de vendedores faz com que o valor dos produtos oferecidos nos marketplaces seja menor do que os produtos oferecidos em lojas virtuais.
Isso faz com que muitos consumidores preocupados em economizar utilizem essas plataformas para comprar seus produtos.
Custo de operação
Manter uma loja virtual é consideravelmente mais barato do que os custos de manutenção de uma loja física, principalmente quando você considera que a loja virtual não precisa de funcionários para dar suporte e não possui gastos básicos como: aluguel, água, luz e outros.
Entretanto, manter uma loja virtual também exige recursos, e quando comparada com um marketplace, manter uma loja virtual pode ter um custo de operação mais alto para os empreendedores.
É muito mais fácil cadastrar seus produtos em um marketplace do que desenvolver uma loja virtual. Além disso, o marketplace geralmente cobra algumas taxas de suporte e operação em cima de cada venda realizada através da plataforma.
Desenvolvimento da loja
Outra diferença está no processo de desenvolvimento da loja. As lojas virtuais no formato de e-commerce geralmente são desenvolvidas pelo vendedor que vai trabalhar com a loja.
Por outro lado, os marketplaces são desenvolvidos por empreendedores que muitas vezes nem utilizam o site para vender. Esses empreendedores criam os marketplaces para que outras pessoas possam trabalhar.
Geralmente os vendedores de um marketplace não precisam se preocupar com o desenvolvimento e a manutenção da plataforma. Bem diferente dos vendedores de lojas virtuais, que precisam ficar constantemente atentos ao funcionamento de suas lojas.
Espero que este artigo tenha te ajudado a entender o que é marketplace e quais são as diferenças entre marketplace e loja virtual.